Dupla
Certificação

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

A aprendizagem bilíngue vai muito além do domínio de um segundo idioma. Como defendem alguns dos mais consagrados estudos da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, adquirir essa competência ainda na infância contribui para ampliar a capacidade cognitiva e desenvolver melhor a atenção e a memória.

Isso ocorre em relação à língua no contexto da criança. Quando o investimento educacional se expande para a formação bilíngue, o objetivo principal é ampliar essa janela de oportunidades que se abre para o crescimento intelectual.

O programa bilíngue do Pueri Domus ensina estimulando o raciocínio em uma segunda língua, e não somente ensina uma nova língua. Assim, saberes que passam pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento científico e pela apreensão histórica, entre outros, são adquiridos também pelo raciocínio em inglês. Esse é o principal diferencial em relação ao ensino tradicional de um novo idioma.

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

“A ênfase à formação bilíngue tem o intuito de acrescentar conhecimento à bagagem intelectual do aluno”

Ensino Bilíngue

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

A aprendizagem bilíngue vai muito além do domínio de um segundo idioma. Como defendem alguns dos mais consagrados estudos da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, adquirir essa competência ainda na infância contribui para ampliar a capacidade cognitiva e desenvolver melhor a atenção e a memória.

Isso ocorre em relação à língua no contexto da criança. Quando o investimento educacional se expande para a formação bilíngue, o objetivo principal é ampliar essa janela de oportunidades que se abre para o crescimento intelectual.

O programa bilíngue do Pueri Domus ensina estimulando o raciocínio em uma segunda língua, e não somente ensina uma nova língua. Assim, saberes que passam pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento científico e pela apreensão histórica, entre outros, são adquiridos também pelo raciocínio em inglês. Esse é o principal diferencial em relação ao ensino tradicional de um novo idioma.

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

"A proposta curricular do Pueri Domus vai muito além de acrescentar mais uma disciplina ao programa: ela redimensiona o processo de aprendizagem de nossos alunos!”

Aprendizado
mão na massa

pueri-domus-escola-bilingue-diferenciais-aprendizado-mao-na-massa

Mais um pressuposto importante da educação vivenciada pelos alunos do Pueri Domus é o conceito de educação integral. Assim, visando o seu desenvolvimento global, não só a sala de aula é lugar de aprendizado, mas outros ambientes também são remodelados para que toda a escola se torne um ecossistema de aprendizagem.

A integração das disciplinas também contribui para a aplicação de conceitos pelo aluno, promovendo a educação de maneira prática. É a Mão na Massa da Aprendizagem!

Uma evolução da aplicação desse conceito é o Pueri Maker, ambiente equipado com bancadas, ferramentas, impressora 3D e recursos de planejamento de projetos. A ideia é que esse espaço seja enriquecido ao longo das demandas sinalizadas pelos alunos, uma vez que aqui a criatividade e o empreendedorismo não têm limites. São os próprios alunos que, a partir de sua criatividade e capacidade exploratória do próprio conhecimento, vão determinar o que será necessário em termos de recursos materiais para dar impulso à concretização de seus projetos.

pueri-domus-escola-bilingue-diferenciais-aprendizado-mao-na-massa

Pueri Maker

pueri-domus-escola-bilingue-diferenciais-pueri-maker

Os alunos têm à disposição um espaço destinado ao fazer, chamado Pueri Maker. Esse local é um ambiente de experiências e de criação de projetos para aplicação de conceitos de Matemática, Ciências e Tecnologia, planejados e propostos, integrando as áreas do conhecimento. Nele há várias ferramentas disponíveis, computadores e impressoras 3D.

pueri-domus-escola-bilingue-diferenciais-pueri-maker

Fluência Digital

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

Para o Pueri Domus, a tecnologia é um dos pilares fundamentais da educação voltada ao futuro. Não é à toa que recebemos a certificação Apple Distinguished School, concedida pela Apple a escolas consideradas referências no uso de recursos tecnológicos em favor do ensino. Promovemos um ambiente em que o aluno não apenas adquire “fluência digital” (a capacidade de usar a tecnologia como linguagem, tendo pleno domínio da manipulação desse recurso), como também fomenta a utilização das novas tecnologias digitais como meio de ampliar a sua aprendizagem e o seu repertório de conhecimento. Buscamos fazê-lo ir além, criando ele próprio os códigos de programação (coding), que tornam possíveis as mais diversas experimentações do mundo digital.

O programa Coding entra na grade curricular do Pueri Domus a partir do 2º ano e segue até o 9º ano do Ensino Fundamental, constituindo mais uma ferramenta para preparar o nosso aluno para esta nova realidade. A promoção bem-sucedida dessa habilidade deverá proporcionar, ao mesmo tempo, outras competências desejáveis, como o trabalho colaborativo, a expansão da autonomia, o senso crítico e o espírito empreendedor.

São todas características altamente valorizadas no mercado de trabalho atual, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, independente do campo profissional escolhido. Estar preparado é ter domínio sobre suas possibilidades de futuro.

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

“Queremos fomentar a utilização das novas tecnologias digitais como meio de ampliar a aprendizagem e o repertório de conhecimento do aluno.”

Pueri Digital

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

No horário de Pueri Digital são disponibilizados iPads aos alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental para que possam acessar plataformas educacionais que oferecem suporte ao aprendizado e ao conteúdo trabalhado em sala de aula. As plataformas fornecem também acompanhamento do desempenho e desenvolvimento dos alunos para que os professores possam personalizar as atividades de acordo com a evolução da aprendizagem. Há plataformas como EducaCross para Matemática, Mistery Science para Ciências; Journeys para Language Arts. Há também a plataforma IXL, com conteúdos alinhados ao Common Core Standards para Math, Language Arts, Science e Social Studies. JOCA, um Jornal digital bilingue, com notícias atuais para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Hopscotch e Minecraft. entre outros.

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

Habilidades Socioemocionais

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

Na atualidade, para um projeto de aprendizagem ser considerado eficiente, não basta o desenvolvimento de competências cognitivas. É preciso, cada vez mais, a interação entre o desenvolvimento destas competências com o desenvolvimento de valores éticos e habilidades socioemocionais. Esse dado é tão relevante, que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2021 já prevê avaliar também o desempenho socioemocional dos alunos.

São aspectos que sempre estiveram presentes na educação promovida pelo Pueri Domus. Mas o nosso novo currículo abrange, com ainda maior excelência e cuidado, a evolução dessas habilidades.

Buscando as melhores referências e práticas nessa área, elaboramos o Programa CORE, cuja proposta curricular tem início já nos primeiros anos da Educação Infantil. Entre os objetivos estão: promover autoconhecimento e amadurecimento pessoal do aluno, estímulo à iniciativa e criatividade, incentivo a atitudes de liderança e formação cidadã.

Todos esses eixos são abordados de maneira transdisciplinar, analisados nas perspectivas do EU (como me expresso e manifesto minhas atitudes); do EU e o OUTRO (considerando os aspectos da interação social); e do EU e o MUNDO (ampliando o comprometimento do aluno em relação à sociedade na qual está inserido).

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

“Entre os objetivos estão: Promover o autoconhecimento e amadurecimento pessoal do aluno, estímulo à iniciativa e criatividade, incentivo a atitudes de liderança e formação cidadã”

Programa CORE

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

O Programa CORE (Cidadania, Oportunidade, Respeito e Empatia) tem uma proposta de intencionalidade curricular que pauta, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, situações didáticas que favorecem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com base nos seguintes eixos:

• Autoconhecimento e desenvolvimento
• Iniciativa e criatividade
• Atitudes e habilidades de liderança
• Formação cidadã

O currículo apresenta componentes que asseguram que essas questões estejam contempladas semanalmente, por meio de jogos, literatura, contação de histórias e outras estratégias voltadas para esse desenvolvimento. As disciplinas de Mentoring, até o Year 5 do Elementary, e Counseling, do Year 6 ao Year 9, trabalham com essa proposta e inspiram as demais disciplinas e espaços escolares para que a formação se amplie e não se restrinja somente aos momentos das aulas dessas disciplinas.

Mentoring

Durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, além do trabalho de toda a equipe em todos os momentos da rotina, os alunos contam com aulas específicas para o trabalho das habilidades socioemocionais, um momento estruturado e rico de reflexão, troca e aprendizado.

As aulas semanais de mentoring, oferecem atividades concretas para que os alunos consigam nomear sentimentos e emoções, assim como, trabalhar estratégias para lidar com suas ações e reações.

Counseling

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos passam a ter aulas semanais de counseling, que oferecem vivências e situações problemas, para que a partir delas, os alunos consigam refletir e aprimorar suas habilidades socioemocionais.

Com focos trimestrais, o programa traz pros alunos diversas oportunidades de reflexão, partindo do autoconhecimento e chegando na compreensão do seu papel como cidadão global.

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

Coaching e Projeto de Vida

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

No Pueri Domus, ao longo do Ensino Médio, o foco principal da área de Coaching é acompanhar o processo de construção do Projeto de Vida do aluno, iniciando com a reflexão sobre o desenvolvimento da identidade, oferecendo suporte dentro do reconhecimento de características, o seu modo de pensar, qualidades, atitudes, iniciando planos e escolhas para o futuro, além de auxiliar os estudantes na identificação de pontos a serem aprimorados e transformados dentro dessa jornada.

Esse é o momento no qual o aluno começa a identificar “Quem sou”, “Qual a minha relação com o mundo” e “Quem eu quero me tornar”, consolidando a construção do Programa Core do Ensino Fundamental.

Baseado no desenvolvimento das competências socioemocionais, o aluno trabalhará com os seguintes eixos de trabalho:

1ª série do Ensino Médio (Y10) - Pessoal/Autoconhecimento: reconhecer quem sou, o que gosto, minhas habilidades, competências e o que me influencia no mundo.

2ª série do Ensino Médio (Y11) - Social: como eu me relaciono e qual o meu papel no mundo?

3ª série do Ensino Médio (Y12) - Futuro e escolhas: quem eu quero ser e os caminhos para a construção do meu projeto.

Nas aulas, que acontecem uma vez por semana, são utilizadas diferentes dinâmicas e atividades que despertam o prazer do aluno em participar do projeto.

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

After School
Pueri Domus

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school

No After School, você escolhe as atividades que o aluno vivenciará após as aulas, de acordo com as necessidades específicas da família.

As experiências são divididas em trilhas de aprendizagem, que funcionam como caminhos que conduzem os alunos no seu processo de desenvolvimento.

escola-bilingue-pueri-domus-logo-ib-world-school